20/06/2019 18:04

On-UrB

• Investidor
  • 392 Mensagens
Esta situação aconteceu comigo e acho importantíssimo divulgar para o máximo de pessoas possíveis.
Vou tentar ser o mais breve possivel,mas qualquer dúvida perguntem.

Isto sucedeu-se,quando tentava vender um carro,e coloquei vários anúncios na net,mas pode ter sido com qualquer outro produto.

• Coloquei os anúncios na internet;
  • Fui contactado por um senhor do Reino Unido que estava interessado;
  • Após alguns emails trocados,acordamos o valor;
  • A compra iria ser feita através das nossas contas do PayPal;
  • O senhor "transfere" o valor do carro,mais 800€ para despesas da empresa de transportes;
  • Recebo um email,da PayPal,a informar que o pagamento tinha sido efectuado,mas tinham retido os fundos,enquanto não se confirmasse o negócio;
  • Essa confirmação seria um pagamento,dos tais 800€ que eu teria que fazer,com o meu próprio dinheiro,pela Western Union,à empresa de transporte,para confirmar o negócio;
  • Após esse pagamento,teria de informar a PayPal,dos dados referentes a essa transferência,para confirmação,e para poderem libertar o dinheiro que estava "retido" por eles;
  • Como desconfiei sempre de tudo,mandei um email ao suporte do PayPal,utilizando a ajuda que eles disponibilizam no site,quando entrei na minha conta,a perguntar se tinha alguns fundos pendentes na minha conta;
  • Num dia de manhã,transfiro os 800€ pela Western Union,e mando uma foto como prova;
  • Recebo um mail a dizer que também precisavam do numero de confirmação que vai no recibo (que é o número necessário para se poder fazer o levantamento do €)
  • Entretanto recebo a resposta oficial da PayPal a informar que não havia nenhum dinheiro a receber,e que estes mails que tinha andado a receber era tudo uma fraude;
  • Corro para os correios,na esperança de ainda poder cancelar o pagamento,e consegui fazer o reembolso dos 800€,porque ainda não tinham sido levantados.

Resumindo,nunca houve transferência nenhuma de €,nunca houve emails nenhuns da PayPal,e o vendedor é que fica sem os 800€,ao fazer a transferência para supostamente pagar os transportes do produto.

Perguntam como caí nesta?
Muito fácil,todos os mails que tinha recebido da "suposta" PayPal,eram falsos,feitos a partir de um endereço criado pelo burlão,mas exactamente iguais aos do real suporte deles,assim como a empresa de transporte referida também existe.

Divulguem pelos amigos e conhecidos,e se souberem de algo semelhante,ou se passaram por situações iguais,não fiquem calados,APRESENTEM QUEIXA,neste caso,como se trata de burlas informáticas,a judiciária é a entidade competente.

Tomás Silva

• Trilionário
  • Admin
  • 20069 Mensagens
Concordo contigo. Pessoas que fazem estas coisas têm de ter a justiça à perna. Ainda bem que contigo também se resolveu pelo melhor!

Bart

• Milionário
  • 1080 Mensagens
Há dois anos coloquei um anúncio na net para vender um pc hp e apareceu uma fulana que estava no reino unido muito interessada no negócio, trocamos alguns mails, e recebo no meu email uma prova de uma transferência bancária que apenas aguardava a prova do envio para ser processada, pediam o código da encomenda despachada pela transportadora, o mais caricato é que a fulana queria que mandasse o pc para a nigéria, pois era lá que tinha a filha. A história pareceu-me logo mal contada... mas como em todas as vendas que faço, 1º tem que cair cá a massa, após mais umas trocas de email e a insistência que sem o dinheiro cá não havia negócio... a fulana desistiu, passados uns dias vendi o pc pelos anúncios, com a entrega a ser feita em mão, o interessado era de perto.

Straczynski

• Trilionário
  • Mod. Poker
  • 5624 Mensagens
Boas, nos mails que recebeste do burlão, vias o endereço do suporte da paypal? Mesmo na parte do "mostrar detalhes"?

Ainda bem que tudo se resolveu.
Obrigada pelo aviso, é sempre bom partilhar/saber os esquemas que andam por aí  :thumbsup:

On-UrB

• Investidor
  • 392 Mensagens
Boas, nos mails que recebeste do burlão, vias o endereço do suporte da paypal? Mesmo na parte do "mostrar detalhes"?

Ainda bem que tudo se resolveu.
Obrigada pelo aviso, é sempre bom partilhar/saber os esquemas que andam por aí  :thumbsup:

Este era o endereço falso,que o indivíduo utilizou: service@intl.paypal.com
E este é o verdadeiro email do suporte: webform@intl.paypal.com

Eu por acaso nunca tinha feito qualquer tipo de serviço na PayPal,e muito menos recebi qualquer email,por isso como iria desconfiar?

Por acaso lembrei-me de lhes mandar um email,como referi,a reportar esta questão,quando me disseram que já estão fartos de receber denúncias deste tipo.
Eu tive sorte e ainda fui a tempo!

Olho vivo pessoal!

Qualquer dúvida que tenham sobre alguma operação com dinheiro/compras/vendas perguntem,e consultem alguém que vos possa ajudar!!!

nmcunha

• Investidor
  • 385 Mensagens
realmente o endereço do remetente do email em tudo leva a crer que se trata verídico.
se pesquisares pelo endereço de email vês que se trata efectivamente de scam.

podes sempre consultar o cabeçalho completo da mensagem e comparar o ip do servidor de email, domain keys, message id com um email fidedigno do remetente.

infelizmente nem toda gente é tão informada como tu!!

hgtyuj

• Com Lucro
  • **
  • 93 Mensagens
Caros,

... então mas o endereço nao é originado no domínio da paypal? ... como é que o IT deles fica no meio disto?

Estranho......

Ainda bem que resolveste o problema.

Um abraço

On-UrB

• Investidor
  • 392 Mensagens
Caros,

... então mas o endereço nao é originado no domínio da paypal? ... como é que o IT deles fica no meio disto?

Estranho......

Ainda bem que resolveste o problema.

Um abraço

Pois,isso também me pareceu muito estranho,e por isso fiz essa pergunta ao suporte,e a resposta foi que eles não conseguiam saber esse tipo de informação,e que a única coisa que podem é avisar os seus utilizadores.

Uma coisa importante que eles referiram e eu esquecime de dizer,sempre que eles enviam qualquer tipo de email para nós,eles tratam-nos sempre pelo primeiro e último nome,e no caso dos mail's fraudulento,todos eles começavam assim:

"Hello (meu email)..."

Não me tratava pelo meu nome,porque não o sabia,apenas pelo email que lhe tinha fornecido,mais uma prova da falsidade,e que me passou completamente ao lado... :facepalm:

Tomás Silva

• Trilionário
  • Admin
  • 20069 Mensagens
Esse é sempre a principal maneira de identificar um phishing :)

koldz

• Com Muito Lucro
  • **
  • 114 Mensagens
Apresentaste queixa e a judiciária chegou a fazer alguma coisa?
Por acaso já tinha lido várias noticias sobre este tipo de burlas pelo paypal, normalmente são sempre feitos a partir do estrangeiro.