17/11/2019 22:18
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Marco M

  • Trilionário
  • *****
  • Admin
  • 22595 Mensagens
#11   
Aos novos jogadores da comunidade que jogam MTT's, quais são as vossas dicas base para ter sucesso?

marcof3

  • Investidor
  • ***
  • 238 Mensagens
#12   
Ganhá-los  :tongue:

Marco M

  • Trilionário
  • *****
  • Admin
  • 22595 Mensagens
#13   
Ganhá-los  :tongue:

Fala quem nunca ganha nada  :sleeping: pff!

marcof3

  • Investidor
  • ***
  • 238 Mensagens
#14   
Os MTT's é muito à base de:

1. Fase torneio
2. Stacks

Fase Inicial:

Geralmente temos stacks bastante grandes, acima de 100 big blinds. Aqui ganham força mãos que flopem "nuts escondidos", como pocket pairs, suited connectors (mesmo 1-gap suited connectors tipo 75s). O ideal é jogar estas mãos contra muitos adversários vendo flops baratos, e não abusar quando temos apenas 1 par ou um draw fraco. Mãos como A9/AT/KJ/KQ são mãos com pouco valor nesta fase, pois apenas servem para ganhar potes pequenos e são facilmente dominadas quando acertamos um par, e estando as blinds tão pequenas não compensa o risco.

É importante também saber construir potes. Por exemplo se nos sai um flush draw, temos de começar a construir o pote desde cedo, não podemos simplesmente dar check/call no flop e turn, e se acertarmos o flush termos um pote de 100 fichas. Isto é uma falha bastante comum dos jogadores menos experientes, que apenas começam a apostar quando têm uma mão feita.

Fase Intermédia:

Aqui começam a entrar as stacks em jogo, e é preciso analisar sempre as stacks e o tipo de adversários que estão por falar. Muda bastante jogar com 100 big blinds, 50 big blinds, 30 big blinds, 20 big blinds, 10 big blinds ou 5 big blinds. E há que perceber o que são stacks efectivas, é necessário olhar para quem está na mão e perceber qual o máximo de big blinds que podemos perder na mão, essa é a nossa stack para essa mão.

30+ big blinds:

Aqui temos margem para dar 3-bets light, jogar por setmining, jogar suited connectors, etc. É uma estratégia semelhante à da fase inicial, no entanto existe mais valor em roubar blinds, portanto é necessário abrir um pouco a nossa range.

20-30 big blinds:

Esta é a fase mais complicada de jogar. É necessário ter cuidado a dar 3-bets, vamos estar a arriscar demasiado da nossa stack.

Por exemplo blinds 500/1000 temos KJ no BTN com 25000, o CO abre para 2200, fazemos 3-bet para 5750, ele faz call. Flop AT3 ele check, nós apostamos 7500 fichas, ele shove. Já investimos 13250 fichas dás nossas 25000, mais de 50% da nossa stack e apenas demos uma 3-bet+cbet. Temos gutshot, no pote vão estar 38250 ficahs, temos de investir apenas 11750 fichas. Temos de dar fold, mas várias vezes vamos ter estes problemas a jogar com esta stack.

12-20 big blinds:

Reshove stack. Se não sabem o que é, é a stack ideal para dar shove por cima de um raise. É no entanto uma má stack para sermos nós os primeiros a raisar. Ou seja, situação ideal:

Blinds 500/1000, estamos no CO com 16000 fichas. MP abre para 2200 fichas, temos KQs, vamos all-in. Dar 3-bet não é uma opção a menos que se queira induzir calls com mais mãos do jogador que faz raise, mas é preciso ter muito cuidado. Dar call é também geralmente uma má jogada pois estamos a investir demasiadas fichas tendo em conta a nossa stack e vai ser o nosso adversário que vai ter controlo da mão.

6-12 big blinds:

Push/fold stack. Aqui o ideal é sermos nós os primeiros a falar, e temos de analisar o ICM e ver se o push é +EV ou não. Isto requere apenas treino (podem comprar o SNGwizard por exemplo). Fazer raise com estas mãos mais uma vez é mal jogado a menos que se queira induzir acção (novamente ter cuidado ao fazer isto).

Não se pode também andar a fazer nem limp, nem call a raises com esta stack.


<6 big blinds:

Altura em que começamos a perder imensa fold equity. É fechar os olhos e fazer shove de qualquer mão que foldem até nós. Há 2 maneiras de se chegar a esta stack:

1. Perdendo um pote que nos coloque com <6 big blinds.
2. Jogando demasiado tight acima de 6 big blinds.

Eu jogo turbos de 180 pessoas e apesar das blinds subirem bastante rápido e me encontrar quase sempre perto das 10 big blinds, raramente me vejo abaixo de 6 big blinds.

Exemplo: Blinds 500/1000. Temos 8000 fichas UTG e temos T9. Shove. Parece demasiado maluco estar a fazer um all-in na 1ª posição com uma mão como T9, mas na proxima mão vamos ser a big blind. Na big blind vamos ser obrigados a colocar 1000 fichas da nossa stack, e na próxima mão vamos ser a small blind e colocar mais 500 fichas. O problema é que sendo a Big blind ou a small blind, somos os ultimos a falar pre-flop. Ou seja, vamos estar bastante dependentes de uma mão boa, pois raramente a mão chega até nós sem raises, e não podemos dar call a raises com 8000 fichas na BB.

O que vai acontecer é que se passamos pelas blinds sem ganhar uma mão, as nossas 8000 fichas passam a ser 6500 (isto sem contar com as antes, caso contrário serão cerca de 6300 fichas). Derrepente entramos na fase das 6 big blinds, e começamos a ficar sem fold equity. Por isso temos de arriscar antes de isso acontecer.

Fazemos shove de T9, levamos call de AK e perdemos. Azar, infelizmente é mesmo assim, quem não arrisca não ganha. E se cometerem o erro de constantemente chegar a uma stack abaixo de 6 big blinds, acreditem que não vão vencer muitos torneios.


Pre-bubble:


Aqui 99% dos jogadores não experientes jogam tight, o que por vezes é bom, por vezes é mau. A bubble nem sempre deve ser jogada de forma tight. Vai depender do tamanho do field e da nossa stack.


Normalmente torneios com muitos jogadores devem ser jogados de forma tight na bubble. Isto porque geralmente são torneios que pagam a + de 500 jogadores, e se possivel deve-se garantir algum lucro, e de seguida arriscar bastante, pois ainda vamos estar muito longe dos primeiros premios. Normalmente o 500º ganha por exemplo 10$, o 20º 20$, e o 1º 1000$, logo é importante assegurar os 10$ e de seguida jogar para fazer a final table, não interessa se ficamos em 500º ou 300º, a diferença vai ser de 1$ no máximo, não podemos ficar tight por causa de 1$ quando estamos perto do 1º lugar.


Torneios com poucos jogadores a bubble não é tão importante. Por exemplo eu nos 180's que pagam a 18 pessoas ignoro simplesmente a bubble. O 1º lugar está ali tão perto que não quero saber dos 2 buy-in's de prémio que pagam ao 18º lugar.




Pos-Bubble/Pre-Final table:


Arriscar. Jogar "que nem 1 maluco". Como disse ficar em 500º ou 300º ou 100º, mesma coisa... Se estão a passar spots para subir mais um degrau dos 15$ para os 15.50$, estão a jogar mal.




Final table:


Analisar stacks. Pensar no top 3. Top 3 é onde estão os prémios realmente bons, por isso temos de arriscar um pouco para lá chegar. No entanto é preciso ter cuidado pois se houver por exemplo diversos short stacks na mesa, há que esperar que eles percam primeiro. Mais uma vez, ICM manda aqui (se analisarem no SNGWizard não se esqueçam de usar o modo chip EV antes da final table e usar $ev para a final table)






Resumindo, joguem para ganhar.



Pestana

  • Trilionário
  • *****
  • Mod. Poker
  • 5624 Mensagens
#15   
marco em grande com este texto :P

até parece que percebes alguma coisa disto  :venia: :venia: :happy:

Marco M

  • Trilionário
  • *****
  • Admin
  • 22595 Mensagens
#16   
marco em grande com este texto :P

até parece que percebes alguma coisa disto  :venia: :venia: :happy:

Realmente, para quem não ganha nada  ;D

Bem, e que texto, isto já dava para um mini-livro de introdução aos MTT's.

"Mãos como A9/AT/KJ/KQ são mãos com pouco valor nesta fase, pois apenas servem para ganhar potes pequenos e são facilmente dominadas quando acertamos um par, e estando as blinds tão pequenas não compensa o risco. "

Gostei especialmente desta nota, pois é uma regra que passa muito por despercebido para muitos dos jogadores, e é realmente importante saber jogar com esta "fórmula".


Fiquei também realmente surpreendido pelo cuidado que tens a adaptar o teu jogo "de 10 em 10 bb's".

Post extraordinário, muito obrigado pela tua partilha Marco
:thumbsup:

 :venia:

marcof3

  • Investidor
  • ***
  • 238 Mensagens
#17   
Na realidade dá para separar ali os 30bb+ em tipo 30-40, 40-50, e 50+, mas como já não jogo MTT's à muito tempo (regulares) não me lembro dos detalhes, e é mais importante em limites mais altos onde permite tipo 4-bet light e 5-bet light consoante a stack. Nos limites baixos não há cá 4-bets light.


E.. na boa marco :thumbsup:

Marco M

  • Trilionário
  • *****
  • Admin
  • 22595 Mensagens
#18   
Mais uma boa nota :venia:

ricbotwin

  • Investidor
  • ***
  • 297 Mensagens
#19   
Mt bom post! :happy:

tullio.PT

  • Investidor
  • ***
  • 221 Mensagens
#20   
5 estrelas Marco, depois de te ler este post, já fiquei a entender pq por vezes pareces um pouco maniaco a jogar :muitofeliz: :muitofeliz: :happy: :happy: